ads header

Breaking News

Poluição de interiores

Por que falar de poluição de interiores?

Com o avanço da civilização muitas mudanças ocorreram no nosso planeta Terra, mas uma das mais notáveis mudanças aconteceram também no clima global do planeta. A chegada da Revolução Industrial ocorrida em 1760 ocasionou na maior queima de combustíveis fosseis (carvão mineral), desde então o uso desses combustíveis continuou crescendo cada vez mais até os dias atuais. Mas vamos para os nossos dias atuais.


Como isso nos afeta?

Quem trabalha e mora em uma cidade grande, industrializada e com altos níveis de poluição, geralmente ao fim do dia, fica ansioso para voltar para casa, principalmente se ela for aconchegante, bem limpinha e cheirosa. A sensação que se tem ao chegar em casa é a de estar finalmente livre da poluição. Pura ilusão pensar assim. A poluição do ar dentro de um ambiente interno costuma ser maior do que a poluição externa. Isso ocorre por causa das baixas taxas de troca de ar nesses ambientes, o que gera um grande aumento na concentração de poluentes.
E quais as fontes de poluição em nosso lar oe ambiente de trabalho? Inúmeras, como fumaça de cigarro, produtos de limpeza, fogão a gás ou a lenha e até mesmo material de construção e mobiliários ( radônio, fórmicas, carpetes, tintas, vernizes, encanamentos de PVC). 
São tantas as formas e os tipos de materiais que geram poluição em ambientes fechados que certamente não conseguiremos esgotar o assunto, mas teremos informações suficientes para fazer opções melhores, que nos tragam mais qualidade de vida.


As causas da poluição de interiores

Os poluentes de interiores podem ser liberados em alta concentração, em um curto periodo de tempo (como quando uma pessoa usa tinta spray), ou em baixa concentração, por um longo intervalo de tempo, (como os produtos químicos que escapam de seu carpete). Uma casa comum contém muitas potenciais fontes de poluição atmosférica de interiores. A seguir estão descritos alguns dos poluentes de interiores mais comuns e suas fontes:

Radônio

Muitas vezes encontrado no leito rochoso que assenta ima casa e em material de construção. Se a água que abastece a casa vem de um poço, o radônio pode ser liberado no ar durante o banho. Já o radônio originário do solo pode penetrar em ambientes fechados através de fissuras e rachaduras localizadas no alicerce da construção, nas paredes i nas lajes.
a concentração de origem natural, como tijolo de argila, granito, arenito e mármore em ambientes fechados pode aumentar bastante pela emissão desses tipos de material.
Nos Estados Unidos, esse gás é reconhecido como um dos principais poluentes em recintos fechados, pois à saúde da população principalmente por ser a segunda maior causa de câncer de pulmão nesse país.

Fumaça de tabaco

A combinação de fumaça emitida por um cigarro, cachimbo ou charuto aceso e de fumaça exalada pelo fumante.

Contaminantes biológicos

Bactérias, mofo, umidade vírus, resíduos de pelos de animais, ácaros, baratas e pólen. vários deles crescem em ambientes úmidos e quentes ou são trazidos de fora da casa.

Combustão
Aquecedores a gás sem ventilação, lareiras. fogões a lenha e fogões a gás emitem monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio e pequenas partículas. Mais de três bilhões de pessoas no mundo continuam a depender de combustíveis sólidos, como madeira e o carvão, para atender às suas necessidades de energia.

Produtos domésticos


Tintas, vernizes e produtos de limpeza contem produtos químicos orgânicos liberados durante o uso e a armazenagem.

Pesticidas
80% da exposição da maioria das pessoas a pesticidas acontece em ambientes fechados. Níveis mensuráveis de até 12 pesticidas já foram medidos no ambiente interior. 

O potencial de causar danos de qualquer um desses poluentes depende, em parte, da sensibilidade de cada pessoa. Os idosos, os jovens e os que sofrem de sistemas imunológicos deficientes tendem a ser mais suscetíveis. A ventilação também desempenha um papel na maneira pela qual esses poluentes podem prejudicar as pessoas. Caso haja ar fresco em frequente circulação pela área, eles não terão tanto tempo para se acumular e atingir níveis perigosos.

Espero que tenha gostado do conteúdo, a próxima publicação será uma continuação desse assunto, mas claro que com as plantas, peço a você que compartilhe, deixe seu comentário, visite mais de minhas publicações e visite também meus outros blogs o link estará abaixo.
Links
Olhar Astronômico: https://astro7foto.blogspot.com/
Grandes Frases: https://grandfras.blogspot.com/
 

Nenhum comentário